1º SEPHA
UERJ
CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
O 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO, tem por objetivo divulgar as pesquisas dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA-UERJ), em diálogo com alunos de outros programas de pós-graduação ou graduações. Acontecendo na plataforma digital Zoom, o evento mobiliza o desejo por escapar das zonas centrais de divulgação das pesquisas em artes no país.
O Encontro pretende refletir sobre a História da Arte a partir de questões relacionadas à circulação e à representação, considerando que as visibilidades promovidas pelos processos de globalização mundial trouxeram à tona negligências das representações da História da Arte sobre o outro. Dentre as alternativas para dissecar as problemáticas dessa construção estão os estudos sobre a circulação dos objetos, investigando os modos de construção de valores a partir da representação do outro, assim como a análise da recepção de linguagens e influências contemporâneas. Esse exercício que insere a História da Arte em um cenário mais amplo da cultura visual se depara constantemente com a impossibilidade de abranger um universo artístico e cultural tão múltiplo e heterogêneo.
O encontro intenciona construir um debate amplo a partir da História da Arte. Convidamos pesquisadores cujos projetos se relacionem com o campo para apresentar suas metodologias e/ou objetos de investigação. Não há restrições de formatos (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para submissão de textos.
EDITAL
1. APRESENTAÇÃO
O 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO, tem por objetivo divulgar as pesquisas dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA-UERJ), em diálogo com alunos de outros programas de pós-graduação ou graduações. Acontecendo na plataforma digital Zoom, o evento mobiliza o desejo por escapar das zonas centrais de divulgação das pesquisas em artes no país.
O Encontro pretende refletir sobre a História da Arte a partir de questões relacionadas à circulação e à representação, considerando que as visibilidades promovidas pelos processos de globalização mundial trouxeram à tona negligências das representações da História da Arte sobre o outro. Dentre as alternativas para dissecar as problemáticas dessa construção estão os estudos sobre a circulação dos objetos, investigando os modos de construção de valores a partir da representação do outro, assim como a análise da recepção de linguagens e influências contemporâneas. Esse exercício que insere a História da Arte em um cenário mais amplo da cultura visual se depara constantemente com a impossibilidade de abranger um universo artístico e cultural tão múltiplo e heterogêneo.
O encontro intenciona construir um debate amplo a partir da História da Arte. Convidamos pesquisadores cujos projetos se relacionem com o campo para apresentar suas metodologias e/ou objetos de investigação. Não há restrições de formatos (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para submissão de textos.
2. CRONOGRAMA
Inscrições para comunicações
4 de dezembro de 2020 a 1º de fevereiro de 2021
Divulgação dos trabalhos selecionados
8 de fevereiro de 2021
Divulgação da programação
11 de fevereiro de 2021
Inscrição para ouvintes
11 de fevereiro a 10 de março de 2021
Realização do 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO
15 a 19 de março de 2021
Envio do texto final dos autores para publicação nos anais
3 de maio de 2021
Publicação dos anais
9 de agosto de 2021
3. ORGANIZAÇÃO
O 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO é organizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Serão selecionadas até 24 comunicações para todo o evento. A submissão de trabalhos está aberta para estudantes de programas de pós-graduação e de graduações de qualquer instituição, além dos discentes do PPGHA. Não há restrições de formatos (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para submissão de textos. Todas as comunicações acontecerão em até 20 minutos. Caso haja necessidade de apresentação visual para acompanhar a comunicação (PPT, PDF etc.), esta deverá ser enviada para o e-mail sepha.uerj@gmail.com até um dia antes de sua apresentação, pois será transmitida pela organização. As atividades de comunicação e publicação nos anais receberão certificados. As vagas serão divididas da seguinte forma:
4.1) Estudantes do PPGHA matriculados no ano de 2019 – Serão aceitos automaticamente, de forma que, caso todos se inscrevam, serão 14 vagas reservadas.
4.2) Estudantes externos ou estudantes do PPGHA matriculados no ano de 2020 – Avaliações às cegas tanto para estudantes externos, quanto para estudantes do PPGHA matriculados no ano de 2020. Caso todos os estudantes do PPGHA matriculados no ano de 2019 se inscrevam – utilizando 14 das 24 vagas totais -, haverá 10 vagas para alunos externos ou estudantes do PPGHA matriculados posteriormente. Caso nem todos os estudantes do PPGHA matriculados em 2019 se inscrevam, o número de vagas para estudantes externos ou estudantes do PPGHA matriculados em 2020 irá aumentar. Caso isso ocorra, comunicaremos nesse site no término das inscrições o aumento e a quantidade de vagas.
5. INSCRIÇÕES
As propostas serão aceitas no período de 4 de dezembro a 1º de fevereiro de 2021. Os estudantes externos ou estudantes do PPGHA matriculados em 2020 devem inscrever seus trabalhos sem dados de identificação do autor. Após a realização do encontro, todos terão o prazo de 3 de maio de 2021 para o envio do texto final que será publicado nos anais do evento. Não há restrição quanto ao formato dos textos a serem inscritos (artigos, ensaios, relatórios de pesquisa ou experiência etc.). As únicas restrições são: enviar o texto completo (incluindo resumo e palavras chaves), atender as normas da ABNT e o limite máximo de 24 mil caracteres com espaço, incluindo resumo, imagens e referências (aproximadamente 12 laudas). Atenção às instruções abaixo:
5.1) Estudantes PPGHA matriculados em 2019
A inscrição deverá ser realizada mediante o envio dos seguintes documentos para o e-mail sepha.uerj@gmail.com (ATENÇÃO: Inserir no título do e-mail que é estudante do PPGHA matriculado em 2019 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_PPGHA_2019_Maria_Silva”):
(1) Formulário de inscrição – Formulário de inscrição preenchido. Salvar o arquivo indicando que é estudante do PPGHA matriculado em 2019 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_PPGHA_2019_Maria_Silva”Baixar Modelo de Submissão de Trabalho – Estudante PPGHA 2019
(2) Trabalho completo em formato DOC – Trabalho completo em formato DOC. O texto deve respeitar as normas da ABNT e ser adaptado ao modelo a seguir, que contem as indicações de formatação. O limite máximo de 24 mil caracteres, incluindo resumo, imagens e referências. Salvar o arquivo indicando que é estudante do PPGHA matriculado em 2019 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_PPGHA_2019_Maria_Silva”.
(3) Trabalho completo em formato PDF – Trabalho completo em formato PDF. Por se tratar do mesmo arquivo do item anterior, com a diferença do formato de envio, não há modelo a seguir. Salvar o arquivo indicando que é estudante do PPGHA matriculado em 2019 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_PPGHA_2019_Maria_Silva”.
Até três (03) imagens em formato JPEG – Envio de até três (03) imagens em formato .JPEG sobre o trabalho e os respectivos créditos. As imagens poderão ser utilizadas para divulgação do evento, assim como nos anais. Salvar os arquivos indicando que é estudante do PPGHA matriculado em 2019 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_PPGHA_2019_Maria_Silva”.
6.2. Estudantes Externos e Estudantes PPGHA matriculados em 2020
A inscrição deverá ser realizada mediante o envio dos seguintes documentos para o e-mail sepha.uerj@gmail.com (ATENÇÃO: Inserir no título do e-mail se é estudante externo ou estudante do PPGHA matriculado em 2020 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_Externo_Maria_Silva” ou “Estudante_PPGHA_2020_Maria_Silva”):
(1) Formulário de inscrição – Formulário de inscrição preenchido. Salvar o arquivo indicando se é estudante externo ou estudante do PPGHA matriculado em 2020 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_Externo_Maria_Silva” ou “Estudante_PPGHA_2020_Maria_Silva”Baixar Formulário de Inscrição – Estudantes Externos e Estudantes PPGHA matriculados em 2020
(2) Trabalho completo em formato DOC – Trabalho completo sem informações de identificação do autor em formato DOC e intitulado com as três palavras-chave do trabalho selecionadas pelo candidato, indicadas na ficha de inscrição. Exemplo: “palavra-chave1_palavra-chave2_palavra-chave3”. O texto deve respeitar as normas da ABNT e ser adaptado ao modelo a seguir, que contem as indicações de formatação. O limite máximo de 24 mil caracteres, incluindo resumo, imagens e referências. Baixar Modelo de Submissão de Trabalho – Estudantes Externos e Estudantes PPGHA matriculados em 2020
(3) Trabalho completo em formato PDF – Trabalho completo sem informações de identificação do autor em formato PDF e intitulado com as três palavras-chave do trabalho selecionadas pelo candidato, indicadas na ficha de inscrição. Exemplo: “palavra-chave1_palavra-chave2_palavra-chave3”. Trabalho completo em formato PDF, informando no título do arquivo o nome do candidato. Por se tratar do mesmo arquivo do item anterior, com a diferença do formato de envio, não há modelo a seguir.
Até três (03) imagens em formato JPEG – Envio de até três (03) imagens em formato .JPEG sobre o trabalho e os respectivos créditos. As imagens poderão ser utilizadas para divulgação do evento, assim como nos anais. Salvar os arquivos indicando se é estudante externo ou estudante do PPGHA matriculado em 2020 e o seu primeiro e último nome. Exemplo: “Estudante_Externo_Maria_Silva” ou “Estudante_PPGHA_2020_Maria_Silva”.
6. AVALIAÇÃO
Todos os estudantes do PPGHA matriculados em 2019 que se inscreverem serão aceitos para o evento. Caso todos se inscrevam, serão 10 vagas para estudantes externos ou estudantes do PPGHA matriculados em 2020, que serão avaliados em sistema duplo-cego, sendo o total de 24 apresentações.
7. ESTRUTURAS DOS GRUPOS DE TRABALHO
O 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO terá a estrutura de uma mesa de abertura e de encerramento com professores convidados e oito grupos de trabalho, cada um com três apresentações, um mediador e um técnico responsável por viabilizar a transmissão do GT. Total de 4 apresentações de professores convidados e 24 comunicações de estudantes inscritos, com o mínimo de 10 estudantes externos ou estudantes do PPGHA matriculados em 2020.
SEG. 15 de março
10-12h Mesa de Abertura
14-16h GT 1
TER. 16 de março
10-12h GT 2
14-16h GT 3
QUA. 17 de março
10-12h GT 4
14-16h GT 5
QUI. 18 de março
10-12h GT 6
14-16h GT 7
SEX. 19 de marçio
10-12h GT 8
14-16h Mesa de Encerramento
8. PUBLICAÇÕES
Todos os textos aceitos serão publicados na íntegra nos anais do evento, que será em formato digital e registrado com um ISBN próprio. Os autores poderão enviar o textos final até o dia 3 de maio de 2021, o que garantirá alterações necessárias a partir da apresentação das comunicações. O lançamento dos anais do 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO será no dia 9 de agosto de 2021.
9. OUVINTES
Para participar como ouvinte do 1º SEPHA: CIRCULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO é necessário enviar para o e-mail sepha.uerj@gmail.com o formulário de inscrição para ouvintes preenchida. O evento acontecerá via plataforma Zoom, com a capacidade máxima de 100 pessoas por sessão. O período de inscrição para ouvintes será do dia 11 de fevereiro a 10 de março de 2021.Baixar Formulário de Inscrição – Ouvintes
10. CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Encontro.
13. ADERÊNCIA AOS TERMOS DESTA CONVOCATÓRIA
O ato de inscrição implica na plena aderência aos termos estabelecidos na presente convocatória.
Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2021.
DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA ARTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PPGHA – UERJ)
Créditos:
1º SEPHA – Seminário de Pesquisadores de História da Arte: Circulação e Representação
Organização: Discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA – UERJ)
Aline Gualda, Aline Siqueira, André Sheik, Bernardo Baptista, Daniele Machado, Gabriela Caspary, Heloize Amaro, Jaque Namorato, Jefferson Mendes, Juliana Knopp, Juliana Pereira, Laura Ludwig, Letícia Santos, Raquel Fernandes
Design: Luisa Borja
PROGRAMAÇÃO
15 MARÇO • segunda feira
10h às 12h — Mesa de abertura
Inauguração do evento e boas-vindas:
Profª. Drª. Tamara Quírico (PPGHA/UERJ)
Ecologia da forma moderna no Brasil: representando a natureza tropical
Profª. Drªa. Vera Beatriz Siqueira (PPGHA/UERJ)
Entre a mediação cultural e o lugar de fala: a ferida, a cura e a ressignificação dos sistemas da arte
Prof. Dr. Marcelo Campos (PPGHA/UERJ)
Mediação: Profª. Drªa. Fernanda Pequeno (PPGHA/UERJ)
14h às 16h — Grupo de Trabalho (GT) 1
História da Arte, Imagem e Museu
O corpo ausente na representação da AIDS
Aline Siqueira (PPGHA/UERJ)
Críticas foto-arqui-arqueológicas à modernidade
Daniele Machado (PPGHA/UERJ)
O Museu de Arte do Rio dentro do panorama dos museus modernos e contemporâneos
Laura Ludwig (PPGHA/UERJ)
Mediação: Juliana Knopp (PPGHA/UERJ)
16 MARÇO • terça feira
10h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 2 História da Arte, Exposições e Arte Indígena Contemporânea
“Véxoa, nós sabemos”, um olhar para a arte contemporânea indígena
Ellen Lima (Universidade do Minho)
Mapa do absurdo: cartografando estigmas e preconceitos numa exposição indígena
Georges Gonçalves (PPGHA/UERJ)
Antropofagia da violência como aspecto da arte indígena contemporânea
Juliana Knopp (PPGHA/UERJ)
Mediação: Laura Ludwig (PPGHA/UERJ)
14h às 16h — Grupo de Trabalho (GT) 3
História da Arte, Colonialidades e Temporalidades
Imagem, devoção e circulação: sociabilidades e resistências vinculadas ao culto de Anastácia
Bernardo Baptista (PPGHA/UERJ)
A Primeira Intifada e o grafite: caminhos entre a arte e a comunicação
Vitória Baldin (UNIFESP)
Das imagens coloniais: um breve comentário sobre a instrumentalização e circulação das imagens no exercício colonial na América portuguesa
Uilton Júnior (UNIFESP)
Mediação Daniele Machado (PPGHA/UERJ)
17 MARÇO • quarta feira
10h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 4
História da Arte e Gênero
A potência do desviante: um estudo de caso sobre a forma-livro em “à boca pequena naturalmente”
Paula Santos (PPGAV/UFRJ)
Uma perspectiva de gênero para a “imperatriz silenciada”: possibilidades e controvérsias
Grupo de pesquisa “O trânsito de obras, artistas e materiais no Antigo Mediterrâneo” (UERJ): Camila Sá, Carolina Nunes, Flavia Vieira, Eloá Garcia, Mariana Vidal, Livia Bettero e Luiza de Alvarenga (Orientadora: Evelyne Azevedo)
Tensionando narrativas da performance: reconstruindo genealogias
Thigresa (PPGCA/UFF)
Mediação: Laura Ludwig (PPGHA/UERJ)
14h às 16h — Grupo de Trabalho (GT) 5
História da Arte e Historiografias
Questões da personalidade e a produção artística
André Sheik (PPGHA/UERJ)
Aby Warburg e a Ninfa: considerações sobre uma troca de cartas
Heloize Amaro (PPGHA/UERJ)
Disputas ideológicas na arte brasileira dos anos 1970 – O caso da exposição “Arte Agora I – Brasil 1970/1975”
Pollyana Quintella (PPGHA/UERJ)
Mediação: Jefferson Mendes (PPGHA/UERJ)
18 MARÇO • quinta feira
10h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 6
História da Arte e Religiosidades
Transições e conquistas: as instâncias do sagrado nos territórios da fé cristã europeia no Brasil e no sentir e ser afro-brasileiro
Raquel Fernandes (PPGHA/UERJ)
Linguagens artísticas em transição: a Santa Sé na XVI Bienal de Arquitetura de Veneza
Richard da Silva (PPGHA/UERJ)
Caruanas e Cristianismo: Carnaval e Iconografia de Girador (Deus) e Anhangá (Diabo) na cosmogonia nilopolitana de 1998 – narrativas, representações e (in)confluências religiosas.
Tiago Batista (PPGHA/UERJ)
Mediação: Juliana Knopp (PPGHA/UERJ)
14h às 16h — Grupo de Trabalho (GT) 7
História da Arte, Artistas e Circulação
A camponesa espanhola morta no laranjal: recepção e circulação de uma xilogravura de Renina Katz
João Ovídio (PPGAV/UFRJ)
A visão do outro nas pinturas de Weingärtner: A representação do imigrante no sul do país
Priscilla Casagrande (PPGAV/UFRJ)
A arte funerária no Brasil e a circulação de modelos de representação durante o século XIX
Danny Liberato (UFPE)
Mediação: Jefferson Mendes (PPGHA/UERJ)
19 MARÇO • sexta feira
10h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 8
História da Arte, Identidade Nacional e Público
Reinterpretação da indumentária da baiana no figurino de Carmen Miranda: contribuição para construção de uma identidade nacional brasileira
Graciana Almeida (PPGHA/UERJ)
Arte precária: Glauber Rocha, Artur Barrio e a violência do faminto
Tainan Barbosa (Universidade Nova de Lisboa)
Intervenções didáticas e concepções contemporâneas de arte pública
Anderson Oliveira (PPFH/UERJ)
Mediação: Daniele Machado (PPGHA/UERJ)
14h às 16h — Mesa de encerramento
Entremeios das visualidades: poéticas sociais e cidades que se fazem atelier
Profª. Drª. Silvia Marques (UNIFAP)
Emeric Marcier: circulação de um artista e sua obra (Romênia, Itália, França, Portugal, Brasil 1935-1990)
Isabel Richter (Freie Universität Berlin / Institute for Latin American Studies)
Mediação: Prof. Dr.Rafael Cardoso (PPGHA/UERJ)
Ficha técnica
Organização:
Discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA – UERJ)
Comissão de organização:
Aline Gualda, Aline Siqueira, André Sheik, Bernardo Baptista, Daniele Machado, Gabriela Caspary, Heloize Amaro, Jaque Namorato, Jefferson Mendes, Juliana Knopp, Juliana Pereira, Laura Ludwig, Letícia Santos, Raquel Fernandes
Comissão editorial:
André Sheik, Daniele Machado, Gabriela Caspary,
Raquel Fernandes
Programação visual:
Luisa Borja